-
Arquitetos: 3RW Arkitekter
- Área: 21750 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Cecilie Bannow
-
Fabricantes: Norsk Spon
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Moradia Estudantil Grønneviksøren é uma tentativa de responder a um grande desafio que vem crescendo nas cidades atualmente. Como podemos criar uma arquitetura sustentável para um grande número de pessoas - neste caso, os estudantes - que precisam de moradia na cidade com um baixo orçamento?
Descrição
Grønneviksøren, como uma área de transformação, está localizado fora do centro da cidade de Bergen, a 20 minutos caminhando. É composto por 16 diferentes grupos de construção com altura variável de até 8 pavimentos. O projeto é realizado como dois blocos construídos separados. Ele possui uma conexão aberta e visual para as áreas circundantes e para a cidade. Os edifícios estão conectados com galerias externas voltadas para os pátios internos abertos. As galerias externas possuem 3 metros de largura, o que as torna zonas semi-públicas. Com capacidade total de cerca de 750 estudantes, o projeto teve um impacto positivo sobre aluguéis de pequenas unidades em Bergen.
Aspectos sustentáveis:
-As emissões totais de CO2 foram reduzidas em menos de 50% em relação às construções tradicionais;
-Os apartamentos estudantis em Grønneviksøren possuem baixo consumo de energia - menos de 150 kWh/m²/ano;
-Ambientalmente amigável devido à infraestrutura de aquecimento local;
- "Projeto Sem Carros";
-Produção de unidades habitacionais de alta tecnologia, com todas as instalações técnicas instaladas de fábrica, produzidas na Noruega.
Modular, mas diverso
Os apartamentos estudantis Grønneviksøren estão localizados em uma área de transformação na periferia do núcleo da cidade de Bergen. Para garantir ao projeto uma conexão global, clara e aberta com o entorno, a estrutura de apartamentos é dividida em dois blocos separados (quadras) que consistem em 16 edifícios diferentes. Os blocos permitem o acesso livre aos os pátios verdes que servem aos apartamentos e ao público. O complexo oferece 704 unidades pequenas para uma renda acessível. As unidades são módulos pré-fabricados, tudo sai da fábrica para o terreno. Hoje, cerca de 730 alunos residem nas unidades individuais, duplas, coletivas e familiares.
Os 16 edifícios têm alturas que variam de 4 a 8 pavimentos e são moldados individualmente mediante a realização de uma mistura cuidadosa de dois tamanhos diferentes de módulos (profundidades). Ao usar diferentes tamanhos de janelas, diferentes painéis e cores na fachada, ele quebra a monotonia de um sistema de construção modular e dá ao conjunto um aspecto mais animado. O resultado está longe do que se poderia esperar de um projeto modular deste tamanho.
Os edifícios são conectados entre si através de galerias externas, com sentido aos pátios verdes. A largura das galerias permite o acesso às unidades habitacionais individuais, bem como uma espaçosa área comum para os moradores. Os 16 terraços em diferentes locais são acessados através das galerias e fornecem áreas adicionais para encontros e atividades sociais. Entre as unidades privadas e os pátios públicos, as galerias e terraços desempenham um papel importante que é crucial para a prosperidade de ambas as partes. Os apartamentos estudantis Grønneviksøren representam um dos maiores edifícios modulares da Europa. Com a sua composição de baixo custo e variada, representa um marco para projetos de construção de pré-fabricados.